TERRITÓRIO

 

A Civilização Inca foi o resultado de uma sucessão de culturas andinas pré-colombianas e um Estado-nação, o Império Inca (em quíchua: Tawantinsuyu) que existiu na América do Sul de cerca de 1200 até a invasão dos conquistadores espanhóis e a execução do imperador Atahualpa em 1533.

 

O Império Incluía regiões desde o extremo norte como o Equador e o sul da Colômbia, todo o Peru e a Bolívia, até o noroeste da Argentina e o norte do Chile. A capital do império era a atual cidade de Cusco (em quíchua, "Umbigo do Mundo").

 

Os incas dividiram seu imenso império em quatro grandes unidades geopolíticas os suyos que se irradiavam para fora desde a capital, Cusco. Chamaram a seu império "Tahuantinsuyo" e designaram a cada um dos suyos com o nome dos grupos étnicos locais dominados.

 

Ao noroeste de Cusco se localizava a região de Chinchaysuyo que incluía a costa norte e a serra do Peru até o Equador.

 

Ao noroeste de Cusco se achava o Antisuyo que incluía as drenagens superiores do rio Amazonas e a vertente oriental-sul dos Andes centrais.

 

O quadrante sudoeste de Tahuantinsuyo se chamava Collasuyo e incluía o Lago Titicaca, o norte de Chile, noroeste de Argentina e a atual Bolívia.

 

O quarto suyo de império Inca, Contisuyo, compreendia o sul e sudoeste de Cusco, ou seja, as regiões de Arequipa e a costa centro-sul do Peru.